Piscinas de Parto Ativo: Segurança da Água, Higiene e Controle de Infecção

K.D.Brainin Founder & Director
Blog: 22.01.2018

Quando se trata da criação e cuidado de instalações de parto na água, nada é mais importante do que a Saúde e Segurança.

Micro-organismos se proliferam livremente em ambientes úmidos e quentes e devem ser impedidos de se propagar.

O potencial das piscinas de parto na água em serem tanto um habitat quanto um meio de entrega para bactérias nocivas como Pseudomonas e Legionella é bem conhecido.

Nós entendemos completamente isso e projetamos nossas piscinas de parto na água para otimizar a segurança, negar risco e proporcionar ambientes de nascimento mais seguros.

Construção única e contínua em Ficore combinada com o mínimo de acessórios resulta em piscinas de parto na água de higiene e segurança da água sem paralelo.

Piscinas de Parto Ativo são fabricadas a partir de um material proprietário com qualidades únicas chamado composto Ficore®.

Ficore tem um grau muito mais alto de resistência, durabilidade e resistência a bactérias quando comparado a fibra de vidro ou acrílico.

Construção única e contínua em Ficore® melhora a higiene ao negar às bactérias o ambiente para crescer.

A superfície ultra-dura torna nossas piscinas de parto na água mais fáceis de limpar e mais resistentes a bactérias

Com as Regulações do Departamento de Saúde como diretriz, utilizamos design inteligente e uma série de inovações para negar risco e maximizar a segurança da água.

Além das vantagens que Ficore oferece às nossas piscinas do ponto de vista material, precisamos olhar para as vantagens que ele proporciona do ponto de vista de engenharia e fabricação.

As propriedades únicas do Ficore nos permitem projetar nossas piscinas com formas orgânicas e fluidas que melhoram a higiene ao facilitar uma limpeza mais eficaz.

O acabamento super liso e os contornos fluidos otimizam o escoamento e eliminam “armadilhas de sujeira”.

Piscinas de Parto Ativo: Acessórios e Instalações

Pegas de mão

Nossas pegas de mão em aço inoxidável, fornecidas pelo renomado fabricante de metal Samuel Heath, são coladas diretamente na piscina

Elas não são montadas na superfície como em outras piscinas de parto.

A barra é solidamente selada no tecido da piscina com Ficore.

Não há lacunas – não há movimento.

Isso torna impossível a penetração de umidade e a proliferação de bactérias


Sistema de Drenagem

Nosso sistema de drenagem é projetado e fabricado segundo os mais altos padrões.

Foi objeto de interesse de várias investigações por especialistas em controle de infecções, todos eles que voltaram para nos dar sua aprovação.

O resíduo fica em um recesso e é duplamente selado com silicone para um selo resistente à água e bactérias.

Os acessórios de aço inoxidável são feitos de latão sólido e não serão danificados pelo uso de cloridratos e outros desinfetantes.

O plugue pode ser retirado e embebido em hipoclorito entre os nascimentos.

A roda de controle montada na borda pode ser facilmente removida para limpeza.

Iluminação LED Subaquática Multicolorida

O encaixe de luz interna encaixa-se rente à parede lateral, possui uma moldura de aço inoxidável e é selado com silicone.

Devido ao fato de que os acessórios são estanques e montados verticalmente, a água não pode penetrar ou acumular.

O interruptor de controle na borda também é estanque e totalmente selado.

Torneiras e Chuveiros

Não fornecemos torneiras, mas recomendamos misturadores termostáticos de banho ou banho/chuveiro de 3/4″ como o Rada T3.

As torneiras nunca são montadas na borda, mas na parede ou coluna de água, como mostrado acima.

Os bicos devem estar a 25 cm acima da borda para evitar contato com a água da piscina e proteger a mãe de bater a cabeça.

Chuveiros de mão são muito úteis para limpar a piscina, mas devem ser destacáveis para que possam ser removidos enquanto a piscina está em uso.

A Coluna de Água

Piscinas de parto na água independentes estão se tornando cada vez mais populares.

Essas instalações normalmente apresentam riscos significativos de segurança da água e higiene, pois a encanamento e as instalações montadas na borda proporcionam o ambiente perfeito para a proliferação de micro-organismos.

Para instalações montadas na parede, as torneiras termostáticas, bico, chuveiro de mão e corrimão são fixados em um Painel IPS de acordo com as regulamentações do departamento de saúde.

Para piscinas de parto independentes, uma solução precisava ser encontrada.

Para resolver esse problema, desenvolvemos a Coluna de Água – um conceito de design sob medida que separa a encanamento da piscina para otimizar a higiene e a segurança da água e fornecer suporte crucial para mães e parteiras.

Seu design ergonômico elegante e altamente utilitário complementa a aparência e a usabilidade de nossas piscinas.

Instalações e Recursos Inseguros Comumente Encontrados em Piscinas de Parto na Água

Por estarem montados na piscina, próximos à água, o potencial de contaminação de instalações e acessórios montados na piscina por bactérias e infecção cruzada é muito aumentado.

Este banho de hidromassagem mostra claramente um grande número de instalações e sistemas inseguros, conforme aplicado a piscinas de parto na água. Observe o ralo de transbordamento, sistema de recirculação de água, torneira de pescoço de cisne, chuveiro integral, encanamento e controles montados na borda

Existem outros fabricantes que produzem piscinas de parto na água seguras, mas muitas piscinas de parto na água são equipadas com recursos que inicialmente podem parecer seguros ou até uma vantagem, mas na realidade apresentam riscos ou violam regulamentações.

Essas piscinas de parto na água (principalmente produzidas na Europa) são superdimensionadas e equipadas com uma profusão de acessórios e recursos que colocam mães e parteiras em risco.

Observe: as imagens de acessórios e recursos mostrados nesta seção são para fins ilustrativos e não mostram piscinas de parto reais.

Torneiras e Bicos Montados na Borda

Torneiras, bicos e chuveiros montados na borda são um dos maiores riscos de Saúde e Segurança

Esses acessórios apresentam um sério risco de controle de infecção, pois o espaço entre a superfície da piscina e o acessório é um terreno adequado para a proliferação de bactérias.

Lembre-se – as bactérias são microscópicas – mesmo que o acessório pareça nivelado com a superfície da piscina, há espaço para os micro-organismos se estabelecerem.

O risco de as bactérias se propagarem na umidade entre a placa e a borda é inaceitável.

Há também um risco de que as torneiras montadas na borda possam ser contaminadas com água da piscina e fluir de volta para a torneira.

Há o potencial de contaminação reversa da torneira, com colonização bacteriana no sistema em contravenção às regulamentações de encaixe de água

Torneiras e bicos para piscinas de parto na água devem ser montados na parede a 25 cm acima da piscina e equipados com proteção contra refluxo.

Há também um risco significativo de que as mães possam se machucar seriamente batendo a cabeça nessas torneiras.

Torneiras de Pescoço de Cisne

Torneiras de pescoço de cisne são frequentemente vistas montadas nas bordas das piscinas de parto na água. Embora atraentes, esse tipo de torneira representa um risco significativo de controle de infecção.

Torneiras de pescoço de cisne retêm volumes maiores de água, que então estagnam, e a HFN 30 e o HPSC recomendam que torneiras de pescoço de cisne não sejam usadas.

Isso ocorre porque elas não se esvaziam após o uso e podem estar propensas ao bioincrustamento microbiano com microrganismos, incluindo Legionella e P. aeruginosa, este último associado a uma torneira de pescoço de cisne durante o surto neonatal na Irlanda do Norte (HPSC, 2015).

 

Alças de Mão Montadas na Superfície (internas e montadas na borda)

Alças de mão montadas na superfície representam um sério risco de controle de infecção e manuseio manual.

Algumas piscinas de parto na água apresentam alças de mão montadas na superfície, semelhantes às mostradas acima.

Há um grande potencial para que as bactérias se estabeleçam entre o acessório e a piscina, tornando esses acessórios um risco inaceitável de controle de infecção.

O risco de infecção cruzada aumenta drasticamente com a presença de elementos metálicos montados na superfície, que entram em contato direto com a água enquanto a mãe utiliza a piscina.

Do ponto de vista do manuseio manual, essas alças de mão são perigosas, pois formam um obstáculo no qual as mães podem se machucar e interferem na movimentação ao redor da piscina.

Drenos de Transbordamento

Drenos de transbordamento abrigam bactérias e podem servir como conduto para infecções cruzadas.

As regulamentações são muito claras quanto a esse ponto.

Drenos de transbordamento não devem ser instalados em piscinas de parto na água, pois constituem um risco constante de controle de infecção.

Sistemas de Recirculação de Água

Sistemas de recirculação ou sistemas bombeados com jatos, como hidromassagens e jacuzzis, apresentam as condições ideais para o crescimento de micro-organismos.

Sistemas de água como esses representam os mais altos níveis de risco, pois produzem aerossóis.

Aerossóis são gerados quando a superfície da água é perturbada – por exemplo, com gotas de água caindo, respingos ou bolhas quebrando na superfície.

Uma vez introduzidos nesses sistemas, Legionella e Pseudomonas prosperam e podem se tornar aerosolizados e, em seguida, inalados.

Sistemas de Encanamento Integral

Sistemas de encanamento como esses utilizam tubulações flexíveis e não flexíveis, drenos de transbordamento, chuveiros portáteis, bombas, mangueiras, aquecedores, acessórios montados na superfície e filtros.

Esses sistemas são impossíveis de limpar, desinfetar ou monitorar e, portanto, representam um risco extremamente alto de controle de infecção.

Água estagnada dentro do sistema é um ambiente ideal para a proliferação de bactérias.

As regulamentações do Reino Unido afirmam que piscinas de parto na água devem ser abastecidas com torneiras de mistura termostática montadas na parede e conectadas diretamente à rede de água do hospital.

Chuveiros Portáteis

Chuveiros portáteis apresentam um risco significativo de controle de infecções.

Se o chuveiro cair na piscina, ele pode estar contaminado com bactérias que podem se reproduzir e serem transmitidas na próxima vez que o chuveiro for usado.

As regulamentações do Departamento de Saúde estipulam claramente que chuveiros portáteis e misturadores de banheira/chuveiro não devem ser instalados para uso em piscinas para parto na água, pois apresentam um risco de Categoria 5 para o abastecimento de água da rede pública.

Observação: Existem sistemas disponíveis que permitem que você desconecte a mangueira e a cabeça do chuveiro da torneira. Esses são permitidos desde que os acessórios do chuveiro sejam desconectados quando a piscina estiver em uso e só sejam usados posteriormente para a limpeza.

Sistemas de Aquecimento Bombeados

Sistemas de aquecimento para piscinas de parto na água não são necessários e apresentam riscos inaceitáveis de controle de infecções.

A água é bombeada através de um trocador de calor e depois volta para a piscina, criando o ambiente ideal para a reprodução de bactérias.

Esses sistemas representam um dos maiores riscos de controle de infecções e não devem ser utilizados.

Filtros de Bactérias e Sistemas de Desinfecção

Algumas piscinas para parto na água estão equipadas com esses dispositivos na tentativa de mitigar o risco de infecção e infestação por bactérias inerentes aos sistemas hidráulicos embutidos.

Filtros de bactérias e sistemas de desinfecção não podem ser considerados confiáveis e não garantirão padrões adequados de higiene.

Portas

Não há motivo para uma piscina de parto na água ter uma porta e muitos motivos pelos quais elas não deveriam ter.

As portas são erroneamente usadas por duas razões:

– Para facilitar evacuações de emergência

– Para ajudar as mães a entrar e sair da piscina

As portas apresentam um risco extremamente alto de infecção e devem ser proibidas de serem usadas em piscinas de parto na água apenas por esse motivo.

A vedação da porta (geralmente de espuma ou material emborrachado) é o local perfeito para a proliferação de bactérias.

Do ponto de vista do manuseio manual, as portas não são práticas ou adequadas para o propósito. Elas realmente complicam evacuações de emergência e colocam mães e parteiras em risco.

REQUEST A QUOTE
DOWNLOAD OUR CATALOGUE

Pin It on Pinterest

Share This